#VidasNegras: Campanha da ONU Brasil pelo fim da violência contra a juventude negra

Hoje à tarde,  7 de novembro, a ONU Brasil lança campanha #VidasNegras  pelo fim da violência contra jovens negros.

A ação está ligada à Década Internacional de Afrodescendentes (2015 a 2024) e tem como objetivo sensibilizar a todas escalas da sociedade a respeito da importância de políticas de prevenção e enfrentamento da discriminação racial.

Para a ONU, o racismo é uma das principais causas históricas da situação de violência e letalidade a que a população negra está submetida. Atualmente, um homem negro tem até 12 vezes mais chance de ser vítima de homicídio no Brasil que um não negro.

No Brasil, sete em cada dez pessoas assassinadas são negras. Na faixa etária de 15 a 29 anos, são cinco vidas perdidas para a violência a cada duas horas. De 2005 a 2015, enquanto a taxa de homicídios por 100 mil habitantes teve queda de 12% entre os não negros, para os negros houve aumento de 18%.

“Com a campanha Vidas Negras, a ONU convida brasileiras e brasileiros a se engajarem e promoverem ações que garantam o futuro de jovens negros”, comenta o coordenador residente da ONU, Niky Fabiancic.

Segundo pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Senado Federal, 56% da população brasileira concorda com a afirmação de que “a morte violenta de um jovem negro choca menos a sociedade do que a morte de um jovem branco”. O dado revela o grau de indiferença com que os brasileiros têm encarado um problema que deveria ser de todos.

A campanha quer chamar atenção para o fato de que cada perda é um prejuízo para o conjunto da sociedade. Além disso, deseja alertar sobre como o racismo tem restringido a cidadania de pessoas negras de diferentes formas.

O lançamento, com divulgação de vídeos e materiais de campanha, terá início às 15h30, na Casa da ONU, em Brasília (DF), e contará com a presença de Niky Fabiancic, representantes do governo e da sociedade civil que atuam no tema, e do ator Érico Brás — apoiador da campanha “Vidas Negras” e participante dos vídeos e peças.

As peças da campanha abordam diferentes facetas, que vão da discriminação como obstáculo à cidadania plena, passam pelo tratamento desigual de pessoas negras em espaços públicos e pelo vazio deixado pelos jovens assassinados nas famílias e comunidades, chegando até o problema da escolha de suspeitos pela polícia, com base exclusivamente na cor da pele.

Participam dos materiais da campanha: Érico Brás, Taís Araújo, Kenia Maria, Elisa Lucinda e o Dream Team do Passinho.

A campanha seguirá estimulando o debate sobre a necessidade urgente de medidas voltadas para superação do racismo nos diferentes segmentos da sociedade.

Fonte: ONU Brasil

Grande beijo,

Duda Buchmann

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s