Você aí criador de conteúdo, blogueirx e editor de sites, já teve dificuldades de encontrar imagens gratuitas (ou não) por aí?
Pois é, eu também.
Dependendo do conteúdo que você produz, você deve sofrer com isso. É realmente bem complicado encontrar imagens de mulheres negras em sites abertos e com fonte da foto. Eu falo de mulheres, porque é isso que eu uso em meus textos, mas acredito que homens negros sejam escassos também.
Cansei de ver as mesmas imagens em vários posts/colunas/editoriais/etc, por falta de fotos com créditos reais.
É uma “bad” procurar imagens de pessoas e ter só pessoas de pele branca.
Procurando sobre o assunto encontrei esse vídeo curto e direto da ONG Desabafo Social:
Na pesquisa, também encontrei o banco de imagens Mulheres Invisíveis que conta com fotos de mulheres negras, gordas, lésbicas, crespas e transexuais, que pela pesquisa do projeto são maioria no Brasil e tem representatividade baixíssima na publicidade do país. Projeto genial, parabéns aos envolvidos ❤
Encontrei também o projeto maravilhoso Young, Gifted and Black que propõe uma série de fotos com mulheres negras em diferentes contextos (QUE SONHO!). Sabe o que inspirou o projeto? A música da rainha Nina Simone com mesmo título. A proposta é da publicitária Joana Mendes.
“Trabalho como redatora há mais de dez anos e vejo que quando comecei não existiam fotos que retratassem essas mulheres e nem a preocupação de colocar o negro em algum conteúdo. Ainda há barreiras hoje, muitas vezes a marca acha que vai ser feio ou que ‘essas pessoas jamais estariam fazendo isso ou aquilo’, mas já existe uma intenção”
Joana Mendes para Meio e Mensagem
ME ARREPIO SÓ DE LER ESSAS PALAVRAS, MINHA GENTE!
Finalmente alguém pensando em nós! O projeto está em fase de formulação e captação de recursos e terei o maior prazer do mundo em comunicar o lançamento dele por aqui.
Você fotografo, nos ajude nessa! Será divulgação de seu trabalho e um grande alívio pra quem produz conteúdo negro (que – ainda bem – são cada vez mais numerosos).
Grande beijo,
Duda Buchmann
(vamos ser amigos no instagram ❤ @negraecrespa)
Um comentário em “Onde estão os bancos de imagens com mulheres negras?”