Conheça bancos de imagens com pessoas negras

Você estava criando um post e não conseguiu achar imagens que o ilustrassem? Eu entendo, inclusive já falei sobre lá em 2018 quando escrevia para dois locais (o extinto AtlGirls e para a Revista Donna), além daqui, claro.

Seja criador de conteúdo, editor de site, blogueiro, aluno ou funcionário fazendo uma apresentação, enfim, a dificuldade de encontrar imagens com pessoas negras de maneira gratuita (e até paga) é real e enorme.

Se dermos um Google até que tem imagens por lá, mas normalmente é impossível encontrar a fonte, pois elas já foram replicadas milhares de vezes sem os dados e achar a origem se torna uma missão para investigadores profissionais, rs.

Que tal bancos de imagens gratuitos só com pessoas negras?

Conheça YGB (Young, Gifted an Black) que lá no início de 2018 era um projeto e agora é uma realidade. Um banco de imagens brasileiro e realizado 100% por mulheres negras.

ygb

O YGB é um banco com imagens gratuitas (e pago quando for solicitado uma imagem com maior dimensão). Ainda está com poucas imagens, mas quer crescer e precisa de parcerias e ajuda financeira para tal. Pode ajudar? ygb.black

nappy

Nappy é outro banco de imagens gratuito com grande variação de temáticas criado pela agência americana Shade e tem como objetivo a quebra de padrão dos bancos de imagens comuns, com novas narrativas.

O Nappy é meu maior aliado quando vou criar conteúdo, principalmente pra Donna.

mulheresinvisiveis

Além desses dois bancos, a Adobe criou o projeto Mulheres (In)Visíveis, com imagens pagas. O projeto se descreve assim: “Um olhar cuidadoso sobre a representatividade e a quebra de estereótipos na publicidade brasileira, essa é a missão do projeto Mulheres (In)Visíveis”. O projeto consiste em tornar protagonistas aquelas fora do padrão -mulheres negras, lésbicas, com deficiência, gordas, etc.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s